Oficina da Ciência da Terra

CAMINHÃO COM CIÊNCIA

PESQUISAS DE CAMPO

1º Seminário Baiano de Solos

  O 1º Seminário Baiano de solos ocorreu no período de 12 a 14 de julho de 2012 com a temática: “Solo, como aprender e apreender? Solo, Como Utilizar? Solo, para que serve?”. A estreia do evento na Universidade Estadual de Santa Cruz trouxe mesas redondas e oito minicursos que tratavam das técnicas, teorias e métodos relacionados às geociências, contando com a presença de 322 participantes, além de espaço para apresentação de trabalhos científicos.
Site do Evento: https://sites.google.com/site/iseminariobaianodesolos/

2º Seminário Baiano de Solos

O 2° Seminário Baiano de Solos trouxe como temática: “Solo: Alicerce para a vida”. O Seminário obteve um público de 212 participantes e aconteceu na Universidade Estadual de Santa Cruz nos dias 05 a 08 de novembro de 2013. 
Site do Evento: http://petsolos.blogspot.com/2013/10/2-seminario-baiano-de-solos_29.html
Para acesso aos certificados, segue o link: http://sbsolos.webnode.com/certificados/

II Reunião Nordestina de Ciência do Solo e 3° Seminário Baiano de Solos

O evento técnico-cientifico (II Reunião Nordestina de Ciência do Solo) da Sociedade Brasileira de Ciências do Solo em parceria com o 3o Seminário Baiano de Solos, ocorreu na Universidade Estadual de Santa Cruz no período de 8 a 12 de dezembro de 2014 e teve como tema: “ Agenda de Uso e conservação dos solos: Por que não? ”. A participação foram de 591 inscritos.

Site do evento: https://rncs2014.webnode.com/

4º Seminário Baiano de Solos

O PET Solos e o Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da UESC (DCAA) promoveram o 4º Seminário Baiano de Solos: “69 ANOS DA CIÊNCIA DO SOLO DO BRASIL”. Nessa edição, o Seminário Baiano de Solos propôs uma retrospectiva do papel da Ciência do Solo no ensino, na pesquisa e, principalmente, nas questões ambientais brasileiras nos últimos 69 anos, assim como, as perspectivas futuras de contribuição desta ciência para manutenção do solo como um sistema produtivo.
Durante o evento, ocorreram mesas redondas, palestras, apresentações de trabalhos científicos e minicursos, onde estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores tiveram a oportunidade de aprofundar debates sobre o tema proposto. O evento contou com a presença de 198 participantes durante seus quatro dias de realização.
Site do evento: http://sbsolos.webnode.com/ 
Certificados: http://sbsolos.webnode.com/certificados/ 
Anais: https://www.dropbox.com/s/tsdu5xanjm033q5/anais2016.pdf?dl=0

Dia Mundial do Solo

O PET Solos, em comemoração ao Dia Mundial do Solo, promoveu no dia 05 de dezembro de 2017 uma mesa redonda com as palestras dos professores: Dr. Igo Fernando Lepsch (autor do livro: !9 Lições de Pedologia) e Dr. Antonio Azevedo (ESALQ). A tarde, houve saída de campo para estudo e descrição dos solos representativos de Ilhéus. 

5° seminário baiano de solos

No período de 27 a 30 de agosto ocorreu na UESC a 5ª edição do Seminário Baiano de Solos e a 8ª Semana de Agronomia (SEAGRO), com o tema: Responsabilidades ambientais da Ciência do Solo.  O evento teve apoio do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, do Diretório Acadêmico de Agronomia, do Grupo PET Solos e da Empresa Júnior de Agropecuária.

A programação constou de palestras, mesas redondas e minicursos com temáticas de interesse científico. 150 foi o número de inscritos.

site do evento: https://sbas2018petsolos.wixsite.com/seagro

certificados: https://sbas2018petsolos.wixsite.com/seagro/certificados

6° seminário baiano de solos

No período de 02 a 06 de dezembro ocorreu na UESC a 6ª edição do Seminário Baiano de Solos  com o tema: Fator terra no Brasil, Uso do Solo e Produção de Alimentos. Esta edição foi a última na Universidade Estadual de Santa Cruz, e o 7° SBS irá ocorrer na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.  O evento teve apoio do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, do Diretório Acadêmico de Agronomia, do Grupo PET Solos e da Empresa Júnior de Consultoria Agropecuária e Ambiental.

A programação constou de palestras, mesas redondas e minicursos com temáticas de interesse científico. 150 foi o número de inscritos.

site do evento: https://www.petsolosuesc.com/sbs

certificados: https://drive.google.com/drive/folders/14XPq1ZbnnMS0wcmcJmPhJARVwdReM0nP