PESQUISA

As atividades de Pesquisa são desenvolvidas individualmente e contemplam: escolha do tema, elaboração dos projetos de pesquisa, aplicação da metodologia apropriada ao objetivo da pesquisa e elaboração de artigos científicos enviados à periódicos e, resumos, à serem apresentados em eventos nacionais e internacionais de natureza cientifica.

Durante todas essas etapas, o petiano apresenta, nas reuniões semanais, seminários sobre o  andamento do seu trabalho.

EXTENSÃO

Como atividades de extensão anuais do PET Solos destacamos a participação nos projetos: Caminhão com Ciência, Feira de Profissões, Calourada Acadêmica e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Além destas atividades, O PET Solos organiza e realiza, anualmente, o  Seminário Baiano de Solos que já está em sua 6a edição.

O PET Solos da UESC é um dos 842 grupos pertencentes ao Programa de Educação Tutorial - PET, estabelecido na Lei nº 11.180/2005 e regulamentado na Portaria MEC 976 de 27 de julho de 2010. Em 2011, mediante aprovação do projeto no Edital MEC 09/2010, A UESC foi contemplada com a implantação do PET Solos. Com isso, o PET Solos da UESC passou a ser o primeiro PET do Brasil com temática em Solos. Ele é constituído por até doze estudantes bolsistas dos cursos de Agronomia e Geografia, cuja permanência é permitida até a conclusão da sua graduação, com a tutoria da Profa. Dra. Ana Maria Souza dos Santos Moreau e Prof. Dr. Mauricio Santana Moreau, como colaborador.

        As atividades de ensino, pesquisa e extensão, propostas pelo PET Solos, objetivam promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.

ENSINO

Os integrantes do PET Solos auxiliam no ensino e aprendizado das disciplinas de Solos oferecidas aos acadêmicos de Agronomia e Geografia da UESC através das monitorias.

As  "Oficina Ciências da Terra"  e as exposições no projeto "Caminhão com Ciência" são outras formas  de ação no exercício do ensino objetivando outro público, estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino da região . 

Os Ciclos de Palestras, com periodicidade quinzenal, constituem-se em momentos de discussão e aprofundamento em temas atuais e relevantes na formação dos acadêmicos.